terça-feira, 20 de setembro de 2011

'Democracia'

A ilusão de livre escolha

Na última vez que chequei nossa constituição, lí algo que dizia sobre democracia em algumas linhas avulsas. 


democracia 
(grego demokratía, -as, governo do povo) 
s. f.
1. Governo em que o povo exerce a soberania, direta ou indiretamente.

3. O povo (em oposição a aristocracia).




Se minha habilidade de interpretação não estiver afetada, posso concluir que democracia é o governo controlado pelo povo. E posso dizer que o povo brasileiro não controla absolutamente nada do que é composto o governo (exceto eleger um palhaço da tv como representante político). E esse problema tem duas raízes e um atenuante, respectivamente:

1 - O povo que não manifesta interesse em participar do governo e dos assuntos que o envolve, acreditam que não tem conserto ou que assim ta bom e nem se informam sobre o que acontece no próprio país.

2 - O governo em si que usa uma máscara para acobertar a democracia cosmética sob a qual nós vivemos. Dentro do conceito de democracia citado anteriormente, o povo faz a lei, e se o povo faz a lei nenhuma manifestação popular poderia ser reprimida ou reprovada pelo estado e seus componentes. O livre direito de expressão é uma das emendas da nossa república democrática.

3 - A mídia que nos lambuza de informações inúteis, acontecimentos que não dizem ao nosso respeito e produtos; os produtos, que são a forma da falsa democracia de te fazer achar que tem direito de escolher, direito de usar a recompensa das suas horas de trabalho, e te encher de escolhas ilusórias que só vão te levar à mesma coisa: o fortalecimento desse império.

Sei que somos uma nação que cresceu da escravidão, e que nunca fomos povo de voz, mas a mínima responsabilidade do povo de um país democrático é gritar, se você quer que mude, e a pessoa ao seu lado também quer, juntos devemos lutar contra a repressão da nossa liberdade.

O estado tem um contrato conosco, e quem tem que cumprir o contrato não somos nós, são eles.

Um comentário:

  1. Acredito que a última vez que os brasileiros levantaram a bunda da frente da tv foi em 1992, com os Caras Pintadas. Depois disso, calaram as bocas, fecharam os olhos e inutilizaram o cérebro.

    ResponderExcluir